Mercado

 

Educação

O Mercado da Educação Superior no Brasil tem se tornado mais promissor a cada dia e oferece grandes oportunidade para aqueles que buscam investir nesta área. Confira abaixo matéria sobre o crescimento deste setor conforme Censo da Educação Superior:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta sexta-feira (26/10) os dados completos do Censo da Educação Superior 2011, anunciados no último dia 16 pelo ministro da educação Aloizio Mercadante.

Os resultados da pesquisa mostram que o número de matrículas no ensino superior do Brasil aumentaram 5,7% entre 2010 e 2011, o que indica quase 7 milhões de alunos estudando em cursos de nível superior no país— entre graduação, pós-graduação, cursos sequenciais e de formação específica.

Segundo o Censo, 5.746.762 alunos estão matriculados no ensino presencial e 992.927 na educação a distância. Os números demonstram que, no período 2010-2011, a matrícula em cursos de graduação nas universidades cresceu 7,9% na rede pública e 4,8% na rede privada. Desses, 95% (6,7 milhões) cursam a graduação: 1,7 milhão em universidades e instituições públicas de ensino e 5 milhões em universidades privadas.

De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a participação de mulheres, pessoas de baixa renda e nordestinos nas universidades aumentou. Esses segmentos juntos somam mais de 55% da população universitária entre 18 e 24 anos (3,85 milhões de estudantes).

O número de negros e pardos no ensino superior no Brasil também aumentou. Em 1997 eles representavam 4% das matrículas nessa etapa do ensino. No ano passado, esse percentual subiu para quase 20% dos que frequentam ou já concluíram a graduação.

Fonte: Correio Brasiliense

grafico